Novidades do Setor Agrícola

Forte

Dois tratores Fendt ganham prémios TotY 2025

08/11/2024

Na quarta-feira, 6 de novembro, a equipa Fendt comemorou duas vezes na cerimónia de prémios Trator of the Year (TotY) 2025 na feira comercial EIMA em Itália. O Fendt 620 Vario DP ganhou na recém-criada categoria "MidPower Trator of the Year 2025" e o Fendt e107 Vario, totalmente elétrico a bateria, foi distinguido como "Trator Sustentável do Ano 2025".

O primeiro vencedor desta nova categoria MidPower convenceu o júri com a sua "tecnologia e inovações, bem como com a sua capacidade de enfrentar os desafios mais complexos da agricultura. Oferece um motor potente e eficiente concebido para funcionar a baixas velocidades sem compromisso, desempenho avançado em sistemas hidráulicos, uma transmissão inteligente, manobrabilidade garantida e precisão em todas as situações", disse o júri, explicando porque é que o Fendt 620 Vario DP recebeu o prémio. Na Agritechnica 2023, a Fendt apresentou pela primeira vez a série Fendt 600 Vario, completamente desenvolvida recentemente, na classe de potência de 150 a 200 hp. O compacto quatro cilindros combina alta potência e carga útil com uma baixa relação potência-peso e excecional manobrabilidade, bem como funções inteligentes no FendtONE. A máquina pode, portanto, ser utilizada de várias formas em diferentes explorações agrícolas em pastagens, culturas arvenses, com um carregador frontal na exploração agrícola ou no sector dos transportes e municipal.

A segunda série eléctrica a bateria da Fendt orientada para a prática, o trator standard Fendt e107 Vario com 55 kW de potência e dimensões compactas, está predestinado para utilização no cultivo de vegetais, em explorações pecuárias ou no sector municipal. Com uma capacidade de bateria de 100 kWh, o trator atinge um tempo de funcionamento de cerca de 4 a 7 horas quando utilizado na gama de carga parcial, tal como no controlo mecânico de ervas daninhas ou em trabalhos de plantação. O Fendt e107 Vario impressionou o júri pela sua utilização sustentável da energia e dos recursos.

"Este trator combina inovação com sustentabilidade. Com a sua tecnologia de ponta, proporciona um excelente desempenho, ao mesmo tempo que é amigo do ambiente. Concebido para o futuro, utiliza energias alternativas e está equipado para realizar todos os tipos de tarefas agrícolas", explicou o júri na sua declaração.

"O Fendt 600 Vario enquadra-se perfeitamente na nova categoria de tratores de gama média. Os agricultores de todo o mundo estão impressionados com a sua manobrabilidade, tamanho compacto e forte desempenho. Esta série também traz tecnologias dos tratores de alta potência, tais como o conceito de baixa velocidade e VarioDrive, para a classe de potência até 200 cv, e assim satisfaz os requisitos das empresas inovadoras", diz Christoph Gröblinghoff, Presidente do Conselho de Administração da Fendt, destacando o posicionamento único. Com o Fendt e107 Vario, estamos também a introduzir o acionamento elétrico na versão standard. Isto permite que os municípios e os agricultores reduzam significativamente a sua pegada de CO2 enquanto trabalham de forma eficiente e conservam os recursos."

Sobre o prémio "Trator of the Year"

O prémio "Trator of the Year" é atribuído uma vez por ano desde 1998. Desde 2006, os prémios são alternados entre a EIMA e a Agritechnica. O júri independente é composto por 26 jornalistas de 26 países europeus. Desde a sua criação, os tratores Fendt foram distinguidos sete vezes na categoria principal "Trator do Ano", mais vezes do que qualquer outra marca premiada.

Sobre a EIMA

Este ano a EIMA International realiza-se entre 6 e 10 de novembro em Bolonha, Itália. Trata-se de uma importante feira de tecnologia agrícola e hortícola, organizada de dois em dois anos pela Federazione Nazionale Costruttori Macchine per l'Agricoltura (FederUnacoma). A feira abrange vários sectores, incluindo a tecnologia agrícola, a horticultura, a irrigação e as energias renováveis. A última edição da EIMA contou com a participação de cerca de 1.700 expositores de mais de 42 países.